SOBRE NÓS

A NOSSA HISTÓRIA

Por detrás deste projeto estou eu, Luciana, uma jovem nascida em 1995 que, sempre se moveu por causas e desafios. Sou psicóloga de formação e nunca me passou pela cabeça ter estudado outra área. Ao longo do tempo, as preocupações ambientais estiveram sempre presente e, desde 2018, a sustentabilidade tornou-se fundamental na minha vida.

Em casa durante toda a minha infância, a reciclagem e hábitos como não colocar lixo para o chão eram habituais e tudo o que ia contra isso era errado para mim. Quando me vi a viver sozinha no tempo da universidade, esta noção do certo e errado para mim, ficou ainda mais vincada. Não suportava ver todo o lixo que era gerado e desperdício alimentar causado semana a semana.

Cada vez mais ciente da necessidade de cuidarmos do nosso planeta, fui adotando um consumo mais consciente com escolhas mais sustentáveis ou, pelo menos, fui tentando. Foi nesta altura que me comecei a deparar com a dificuldade em encontrar alternativas mais sustentáveis como lojas com venda a granel ou marcas de produtos de higiene mais responsáveis. E a vontade de colmatar esta falha foi crescendo.

Em pleno confinamento, vi o fim do meu estágio profissional em Psicologia a aproximar-se e a vontade de fazer algo mais pelo nosso planeta foi crescendo. Sim, certamente que concretizar este projeto fora de uma pandemia seria bem mais fácil, no entanto, o COVID veio reforçar a necessidade de fazermos diferente, de sermos diferente.

Saí da minha zona de conforto, reinventei-me, repensei o que seria “normal”… A inauguração do espaço que sonhei e concretizei decorreu online para não deixar ninguém de fora e, a 17 de novembro de 2020, abriu portas a A Granelu.

Pretendo que a A Granelu seja mais do que uma loja, toque a vida das pessoas e crie uma comunidade de partilha de experiências e se apoie mutuamente nesta jornada por um mundo com menos lixo e desperdício. Conto convosco para levar a bom porto este projeto pois, sem vocês, ele não fará sentido nem será possível. Bem-vindos a esta comunidade e obrigada por estarem desse lado!

Luciana Correia

PROCEDIMENTO



Escolher recipiente



Tara



Encher



Pesar



Pagar



Gratidão

MISSÃO

A nossa missão foca-se em quatro pontos importantes:

  • Redução de desperdício alimentar – compras a granel permitem-nos comprar apenas o que precisamos;
  • Redução de embalagens e produção de resíduos através do método BYOC (bring your own container/traga o seu próprio recipiente);
  • Preferência por produtos nacionais, biológicos e fair trade (comércio justo);
  • Criação de uma relação de proximidade com a comunidade, permitindo a sensibilização da mesma para a mudança de estilo de consumo.

VALORES

  • Responsabilidade ambiental
  • Responsabilidade social (Fair trade)
  • Proximidade com a comunidade (estilo mercearia de bairro)
  • Transparência

VISÃO

Acreditamos que é possível diminuir o número de práticas nocivas para o planeta, reduzindo, assim, a nossa pegada ecológica. Todas estas mudanças são possíveis se abandonarmos um consumo por impulso e involuntário para adotarmos um consumo mais consciente. E é para alcançar esse consumo consciente que a A Granelu existe.